19 novembro 2009

História do Firebird

Outro dia na escola meu professor pediu que fizessemos uma pesquisa sobre o Firebird. Eu achei que o trabalho ficou bacana e por isso resolvi coloca-lo aqui. Lembrando eu fiz esse trabalho com os colegas: Mário, Ben-Hur, Maikel e Fabrício.

A Primeira Versão do Firebird foi lançada em março de 2002 após duas versões do Interbase 6. Mas olha só que bacana. O Firebird surgiu a partir do momento em que a Borland disponibilizou o código fonte do Interbase, apenas para que os desenvolvedores dessem dicas de bugs que o software tinha até então. Como os desenvolvedores foram muito espertos eles pegaram o código fonte e fizeram o Firebird.


A VERSÃO 1.0
Era toda em linguagem C, tinha uma grande correção de bugs existentes na versão Open Source do Interbase. Porém os arquivos fonte ainda continuavam com os mesmos nomes e extenções.

VERSÃO 1.5
Passou a ser escrita em C++, se tornou um SGDB robusto. Os arquivos de extenção que antes eram .GDB passarm a ser .FDB. Novos comando forma inseridos como por exemplo:
 - Case: Retorna uma condição;
 - COALESCE, comando que retorna o primeiro valor não nulo de uma seqüência de valores passados como parâmetros;
 - NULLIF que é um comando que recebe dois valores de entrada, se os dois valores forem iguais ele retorna NULL, se forem diferentes ele retorna o valor do primeiro parâmetro
 -  SQLs dinâmicos, um recurso que permite inserir e executar dinamicamente
comandos SQL através dos comandos Execute Statement e For Execute Statement, dentro de Stored Procedures e Triggers.
- Disponibilidade de rodar muitos servidores simultaneamente na mesma máquina. Triggers Universais, possibilidade de associar um único trigger a vários eventos.
- Não travamento pessimista, a arquitetura versioning do Firebird permite que seja praticamente desnecessária a utilização de travamentos pessimistas nas aplicações. A versão 1.5 tem a implementação no select de duas novas cláusulas, a WHITH LOCK e FOR UPDATE, que têm a função de evitar queoutras transações possam alterar os registros selecionados enquanto permanecem bloqueados

VERSÃO 2.0

Com uma plataforma de código mais robusta, a versão 2.0 do Firebird foi lançada durante a quarta conferência do Firebird em Praga, na República Tcheca, em 12 de novembro de 2006, trazendo tranqüilidade à comunidade de desenvolvedores que o utilizam, demonstrando que veio para ficar, gratuito e com código aberto.


A versão 2.0 é o que podemos chamar de fase madura do produto. Melhorias em performance, novas funcionalidades e novos recursos, com certeza já entrou para a história da informática e o seu futuro é muito promissor.

Isso mostra que a FirebirdSQL Foundation não está parada, havendo uma movimentação intensa para que o Firebird evolua para um banco de dados melhor e mais confiável, o que já é vislumbrado nos aperfeiçoamentos contidos nesta versão, que resultou em melhorias na performance e segurança.

Algumas de suas características são:

• Índices com expressões, onde o valor a ser definido é o resultado de expressões arbitrárias, onde pode haver, inclusive, chamadas a UDFs.

• Minimização de limitações das versões anteriores no que se refere ao tamanho dos índices, que era de 252 bytes e tamanho das tabelas, que era de 30 Gb.

• Suporte a plataforma 64 bit com o uso dos releases para AMD64 e IntelEM64T no Linux e versões para Windows 64 bits disponíveis em um novo release.


Já tá bem grandinho esse post não é mesmo... o doc completo está neste link do Google docs:

http://docs.google.com/View?id=dhnz5d7g_13c4f7qvdh



Até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário