16 março 2010

Instruções condicionais - IF

A partir de agora veremos como criar funções que nos permitem controlar o fluxo de nossas aplicações, em vez de executar todo o código que escrevemos. Mas antes disso imagine a seguinte situação. Todos os dias quando você vai para o trabalho você levanta 6:00h, toma banho, se arruma, toma o café, e depois vai para o trabalho as 6:45h para começar a trabalhar as 7:00h. Beleza isso é uma seqüência que é feita por você, todos os dias de segunda a sexta, porque você se planejou para isso e dessa forma cada minuto de atraso faz diferença...

Mas... e se você levantasse mais tarde uns 10 minutinhos? Obvio você chegaria mais tarde a não ser que um dos itens acima você deixasse de fazer. Porque se você levantasse mais tarde e não deixasse de cumprir um dos itens acima a resposta é única: Atraso na chegada ao trabalho.

Mas, se você levantasse mais tarde, porém deixasse de tomar o café, você talvez chegaria a tempo.

Bom no C# os controles de fluxo são uma forma até de otimizar seu código. Já pensou se todo o código fosse executado? E se você quisesse que determinada ação acontecesse a partir de um clique do botão? A partir de uma condição predefinida por você ou quem imaginando uma situação, em o usuário pode fazer determinada ação e em seguida a resposta de seu software a essa ação (quase um try-catch que veremos em outro post).

A seguir vou mostrar os controles de fluxo que ajudam seu código a ficar até mais fácil de entender, são eles: comando IF, comando SWITCH (esse será apresentado em outro post).

Comando IF

Veja a sintaxe:

A sintaxe, é bem simples, diz que se o botão for pressionado a luz ascenderá senão, se o botão NÃO for pressionado a luz não ascenderá. O controle de fluxo If pelo que você viu é bastante intuitivo. Veja sua estrutura no C#:

Quando um comando tiver mais de uma condição devemos, ou seja, mais de uma linha, devemos declará-los entre chaves {}

Podemos também declara o IF sozinho sem a declaração else. Por exemplo:

Vamos fazer um exemplo para fixar ainda mais esses conceitos.

Crie um novo projeto no Visual Studio:
Adicione ao formulário:
- 1 TextBox
- 3 Label
- 1 Button

A idéia desse exemplo é mostrar a quantidade de caractereres que o usuário digitar no TextBox. Para isso dê dois cliques no Button e adicione o código:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e)

{
      string contador;
      contador = textBox1.Text;
      if (contador == "")
             label1.Text = "Vazio";
      else if (contador.Length < 10)
             label2.Text = "Menor que 10";
      else if (contador.Length < 20)
            label3.Text = "Menor que 20";
}

Aperte F5 e você vai ver que dependendo do texto que você digitar no textbox os labels exibirão a quantidade digitada.

Não há limite de quantidade no uso do else que podemos usar com o if. No exemplo anterior declaramos uma variável contador do tipo string. Em seguida atribuímos o TextBox a essa variável, dessa forma ela irá receber todo valor digitado no TextBox. Depois inicia-se a instrução condicional. Se o valor digitado for igual a vazio o Label1 irá receber “Vazio”. Senão, se o valor for menor que 10 caracterers o Label 2 irá exibir “Menor que 10”. Senão se o valor digitado for menor que 20 caracters uma mensagem será exibida.

É isso... até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário