05 março 2010

Programação Orientada a Objetos - Parte 1.2 - Abstração

Como eu havia dito no primeiro post dessa série a POO possui 4 alicerces que toda linguagem baseada na plataforma .net deve suportar. São eles:
- Abstração
- Encapsulamento
- Herança
- Polomorfismo

Bom neste post vou falar sobre a ABSTRAÇÃO, veja asegui:

O que é Abstração na POO?

Imagine a seguinte situação, no nosso dia a dia ninguém diz:
"To com fome vou fazer um sanduiche. Vou abrir a geladeira, pegar o presunto, o queijo, o ovo, depois fecho a geladeira. Pego duas fatias de pão, coloco o presunto, o queijo no pão. Abro o armario pego a frigideira e o oléo. Acendo o fogo no fogão coloco a frigideira nele e em seguida o oléo na frigideira.. frito o ovo...."
Já pesou falar tudo isso! Ninguém faz isso. Por que, quando dizemos: "Vou fazer um sanduiche", logo de cara já se imagina o que é, e como poderá ser feito.
Quando falamos de Abstração na Programação Orientada a Objetos estamos mais ou menos nessa linha. Resumimos cenários que poderiam ser bastante complexos de se realizar em termos simples.

Ou seguinte situação:
"Quando abro o meu programa aparecem vários quadradinhos. Quando clico neles aparece um x. Quando clico de novo o X some." Nessa situação bastaria dizer quando abro o meu programa vejo vário checkbox's. Estarías abstrarindo toda essa informação, aparentemente desnecessária em um único objeto: "Checkbox".

É isso galera....


Até o próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário